Abrir em nova aba.
Informativo

Como funciona uma fábrica de papel higiênico?

fabrica de papel higiênico
15.Mar

Uma fábrica de papel higiênico não para! Isso porque a produção do papel é constante e passa por diversos processos ao longo da cadeia produtiva.

A principal matéria-prima do papel é a madeira, porém, para chegarmos em seu aspecto final, existem etapas que envolvem até mesmo reações químicas. 

Você já teve a curiosidade de conhecer como funciona o processo de produção do papel? Então leia o texto a seguir e entenda mais sobre as etapas que o produto passa antes de chegar até você.

Conhecendo o processo de produção do papel

Em uma fábrica de papel higiênico, diversos métodos são aplicados com o intuito de montar uma linha de produção, envolvendo maquinário, matéria-prima, funcionários, distribuição, embalagem e muitas outras variáveis.

Isso muda de acordo com a empresa, porém todas seguem uma sequência lógica. Veja abaixo as principais características presentes na maioria das empresas:

1 – A matéria-prima do papel propriamente dito são as fibras de celulose, extraídas da madeira e tratadas através de processos químicos que a tornam propícia para a produção do produto.

2 – Dependendo do tipo de papel que será desenvolvido, ele pode utilizar dois elementos principais como base: a celulose ou aparas de papel previamente produzido que serão reciclados. Esses elementos também podem ser misturados, formando o papel higiênico misto.

3 – A técnica de utilizar as fibras da madeira na produção é um fator decisivo. Elas são responsáveis por conferir a qualidade, maciez e resistência do produto final. Quanto mais próximas as fibras estão, mais resistente o papel será.

Tudo isso antecede a produção e representa os cuidados técnicos necessários para a produção do papel higiênico. 

Depois, cada fábrica de papel higiênico é responsável por adequar a sua cadeia produtiva levando em conta os métodos e matérias-primas que serão utilizadas.

A produção do papel etapa por etapa

O processo de produção pelas fábricas de papel higiênico envolve várias etapas. Aqui, iremos dividir o processo em duas partes: uma falará sobre a produção do papel, e a outra sobre a conversão dele no produto final que encontramos no mercado. Veja abaixo!

1 – Produção do Papel

1.1 São utilizadas fibras de celulose ou aparas de papel reciclado para preparar uma massa ou polpa de papel.

1.2  Essa polpa é encaminhada para uma máquina responsável por prensá-la, passando por um cilindro em alta temperatura que extrai a água presente.

1.3 Nessa etapa, o papel já recebeu o seu aspecto habitual, passando pelo secador cilíndrico e sendo enrolado em uma grande bobina, que é estocada. 

2 – Conversão do Papel

2.1 A bobina de papel é desenrolada em rolos menores, com metragem predefinida através de maquinário automatizado.

2.2 Os rolos menores passam por uma cortadeira, separando o papel conforme encontramos no supermercado.

2.3 Os rolos finais obtidos após o corte passam por esteiras e são encaminhados para a parte da embalagem, de acordo com a quantidade de rolos preestabelecida.

De uma forma simplificada, é assim que funciona uma fábrica de papel higiênico. Além dessas etapas, existem departamentos que são responsáveis pela logística, administração, comunicação, engenharia da produção e muito mais. 

Porém, quando falamos sobre a produção do papel em si, essa é a forma mais comum encontrada nas indústrias.

Você já sabia como esse processo funcionava? Envie esse texto para alguém que também vai gostar de conhecer mais sobre o processo de produção do papel higiênico.

No Blog da Claramax, você encontra curiosidades sobre o papel higiênico tão interessantes quanto essa. Clique aqui e confira!

Voltar