Abrir em nova aba.
Informativo

O que é celulose? Saiba mais sobre o principal componente do papel

O que é celulose e como ela compõe o papel tissue
28.Fev

A madeira é, com certeza, o principal componente na produção de todos os tipos de papéis. Mas você sabe o que é celulose?

Ela é a verdadeira matéria prima do papel tissue, e após diversos procedimentos se transforma no papel propriamente dito.

Leia o artigo a seguir e conheça as suas propriedades e aplicações.

O que é celulose e como ela se aplica em nosso dia a dia?

Todos os tecidos vegetais possuem a celulose, que se trata de um carboidrato polissacarídeo responsável por dar firmeza e rigidez às plantas.

Ela é a molécula orgânica mais abundante na natureza, pois compõe cerca de 50% da madeira e seu uso se dá nas mais diversas aplicações.

Matéria-prima de papéis, fraldas, emulsionantes e até mesmo materiais de construção, a celulose é muito importante para as cadeias de produção mundo afora, e é obtida diretamente da madeira.

Para diminuir impactos socioambientais, a obtenção da celulose passa por processos que respeitam o meio ambiente, e normalmente a madeira utilizada é proveniente do reflorestamento.

As árvores mais utilizadas na extração da celulose são o pinus e o eucalipto, e apesar de suas diversas aplicações, a produção do papel é a mais conhecida.

Para que serve a celulose?

As moléculas de celulose que se encontram nas plantas servem como uma forma de dar resistência e rigidez para as células vegetais. Isso porque muitas delas crescem nos mais diversos habitats e precisam de uma proteção extra.

Existem 3 tipos dela que são utilizadas no Brasil: as de fibra curta (que são obtidas pelo eucalipto); as de fibra longa (obtidas pelo pínus) e a celulose Fluff.

1 – Celulose de fibra curta: Possuem de 0,5mm a 2mm de comprimento, e são mais utilizadas para a produção de papéis para impressão e os papéis tissue (papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos). Sua resistência não é tão grande, porém a maciez e absorção são acima da média.

2 – Celulose de fibra longa: Possuem comprimento de 2mm a 5mm e são utilizadas na fabricação de papéis que necessitam de uma maior resistência, como é o caso de embalagens, papel cartão e jornais.

3 – Celulose Fluff: Essa modalidade é fabricada a partir das fibras longas de pínus, e normalmente são utilizadas na produção de absorventes, fraldas, lenços umedecidos e vários outros produtos higiênicos.

Suas características oferecem absorção, retenção de líquido e baixa energia de desfibramento, atributos indispensáveis para os produtos de higiene fabricados com esse tipo.

E a produção do papel?

Agora que você já sabe o que é celulose, deve estar se perguntando como ela se insere na produção do papel.

Para começar, existem indústrias especializadas em transformar a madeira em celulose, e o processo segue mais ou menos os seguintes passos:

A madeira é cortada em lascas, que são cozidas juntamente com produtos químicos, resultando em fibras de celulose e lignina. Posteriormente, os produtos químicos e a lignina são separados das fibras.

A sua polpa é misturada com água e vira uma espécie de massa de papel, amplamente utilizada na fabricação dos papéis.

Se você quer saber mais sobre a produção e composição do papel higiênico, acesse o artigo em nosso blog intitulado “Você conhece a composição do papel higiênico?” clicando aqui!

Voltar