Abrir em nova aba.
Outros

Texturas do papel: conheça os gofres

texturas do papel, também chamadas de gofres
30.Abr

Você sabia que as texturas do papel também são responsáveis pela sua qualidade e pela sua absorção?

Além de comporem um importante detalhe estético nos papéis, os “desenhos”, ou também chamados de “gofres” que estão presentes em sua superfície, desempenham uma função importante.

Quer saber mais sobre ela? Leia o texto que preparamos para você agora mesmo!

O que são os gofres?

Os gofres são os desenhos em alto relevo aplicados ao longo da superfície do papel, criando sua textura característica.

O processo responsável por decorar os papéis com estes desenhos é chamado de gofragem, e é realizado através da pressão contra chapas ou cilindros gravados com a estampa, onde a estrutura fibrosa do papel é comprimida. 

As diferentes formas, imagens e letras que podem ser utilizadas no processo fazem com que os gofres dêem personalidade ao papel.

Além dessa característica, os gofres possuem um lado funcional: tornam os papéis mais macios, absorventes e volumosos em relação aos papéis sem gofragem.

Essa tecnologia é fundamental nos papéis produzidos pela Claramax, pois além de agregar mais valor aos produtos, permite que o seu uso no dia a dia seja mais satisfatório.

Além dos gofres, o que contribui para a absorção do papel?

As texturas e os gofres são fatores essenciais no papel, mas não são os únicos.

A gramatura, por exemplo, interfere diretamente na qualidade do papel higiênico. Dito isso, os papéis de gramatura maior não são, necessariamente, os melhores. Isso acontece porque a gramatura está relacionada com a matéria-prima utilizada no processo.

Papéis produzidos a partir de celulose pura podem contar com gramaturas mais baixas e, mesmo assim, oferecer uma ótima qualidade, enquanto papéis produzidos a partir da reciclagem podem contar com uma gramatura maior e oferecer uma qualidade inferior.

Já os papéis de folhas duplas são exemplos de papel com maior gramatura (devido à suas duas folhas) e qualidade superior.

Outro fator importante é a resistência à umidade. O papel higiênico precisa contar com pouca resistência à umidade para que não ocasione entupimentos de encanações ou a própria rede de esgoto.

Para escolher corretamente na hora da compra, verifique se o papel parece ser meio sedoso. Normalmente, esse tipo resiste mais à umidade e, como consequência, aumenta a quantidade de papel consumida.

Além de ficar de olho nas texturas, escolha o seu papel pela marca

Texturas, gramatura e absorção. Tudo isso é crucial para a obtenção de um papel de qualidade.

É por isso que você deve buscar por marcas de confiança na hora de escolher o papel ideal.

A Claramax está, há mais de 20 anos, atuando na produção de papéis com o objetivo de oferecer a melhor qualidade possível para o consumidor.

Isso se deve a todos os processos que envolvem, desde o recebimento das matérias-primas, até a distribuição dos produtos, através de fornecedores e empresas parceiras que compartilham também desse valor.

Além disso, a empresa se preocupa com o seu papel perante a sociedade e, dessa forma, desenvolve suas atividades com foco na responsabilidade social. Promover a preservação do meio ambiente e garantir a qualidade de vida dos colaboradores são duas coisas muito importantes para a gente.

Quer conhecer melhor a nossa empresa? Clique aqui e saiba mais sobre a Claramax!

Voltar