Abrir em nova aba.
Dicas

4 curiosidades sobre papel higiênico para você descobrir hoje mesmo

14.Mai

Um levantamento divulgado pela Kantar em abril, apontou que, só no Brasil, houve crescimento de 211% na aquisição de papel higiênico durante a pandemia do novo coronavírus.

A compra do item até pode ter aumentado por conta do contexto histórico que estamos vivendo. No entanto, desde que foi inventado,  o papel higiênico sempre foi um importante item de necessidade, encabeçando a lista de compras de qualquer consumidor ao redor do mundo. 

Apesar de ser tão presente no nosso dia a dia, existem algumas curiosidades que envolvem tanto a sua produção quanto utilidade do papel higiênico que você provavelmente não conheça. Para descobrir, continue com a leitura!

1 – Características de tecido

Suavidade, resistência, espessura e capacidade de absorção de umidade. Essas são as principais características dos papéis sanitários, também chamados de tissue, justamente pelas propriedades físicas, que lembram as de um tecido.

2 – Inventado há mais de 160 anos

Não temos referência do dia ou mês, mas o ano de comercialização do primeiro papel higiênico, pelo norte-americano Joseph C. Gayetty, foi 1857.

Esta primeira versão do produto era composta de lâminas de papel umedecido com aloe vera e foi batizada de “papel medicinal de Gayetty”. 

Já em 1942, uma camada dupla de papel foi incorporada ao item para garantir mais suavidade e absorção.

A história da folha tripla é bem mais recente. No Brasil, a camada adicional à dupla passou a fazer parte da linha de produção em 2011.

Mas afinal, o que as especificações folha simples, dupla ou tripla, tem a dizer sobre o produto?

3 – Papel higiênico folha simples, dupla e tripla

A folha dos papéis higiênicos é resultado da mistura de até 4 tipos de fibras e é o equilíbrio entre elas que define a qualidade do papel. As fibras podem ser de dois tipos, curtas e longas.

Enquanto as fibras curtas têm a função de garantir a maciez, as fibras longas asseguram que o papel não rasgará com facilidade.

Os papéis de folha simples são compostos de uma única folha. Por conta dessa característica, eles costumam ser mais finos e, conforme pesquisa realizada pela Nielsen, seu consumo está diminuindo cada vez mais ao longo dos anos.

Já o papel higiênico de folha dupla tem duas folhas, resultando em um ótimo custo-benefício, pois possui um bom preço e é considerado um papel Premium.

Como o próprio nome diz, os papéis triplos possuem três folhas em sua extensão e são conceituados como os mais macios do mercado, por isso chamados de super premium. Por conta da composição, uma menor quantidade de papel garante maior absorção. 

Se ainda não conhece, aproveite para conferir os diferenciais dos nossos papéis folhas simples, dupla e tripla!

4 – Novas utilidades para o tubete do papel higiênico

Já o tubete dos rolos de papel higiênico é o resultado da união de duas tiras de papel cartão coladas pelas laterais. Depois que o papel acaba, os tubetes podem se transformar, por exemplo, em porta-canetas ou em porta cabos.

A dica é muito simples: ao invés de jogar fora, guarde os rolinhos de papel higiênico em quantidade suficiente para preencher uma caixa. Depois é só colocar todos os rolinhos dentro da caixa e organizar os materiais que você quiser!

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o papel higiênico? 

Voltar