Abrir em nova aba.
Informativo

Ideias com guardanapo de papel: como eles influenciaram invenções incríveis

Guardanapo de papel em cima da mesa dentro de um copo
25.Mai

Você já se pegou distraído falando ao telefone ou na mesa do restaurante enquanto rabiscava em um guardanapo de papel? Se ele e a caneta estão por perto, nossas ideias se transformam em realidade.

O papel em branco tende a ser convidativo para as mentes inquietas e criativas. Sejam frases, desenhos, picotes ou dobraduras, esse forte aliado do improviso está presente no processo.

É por isso que várias ideias com guardanapo de papel (que depois foram, literalmente, tiradas do papel) mudaram o mundo de uma forma impactante.

Para te inspirar, nós trouxemos aqui duas das geniais ideias que nasceram em guardanapos. Descubra-as a seguir!

Duas ideias com guardanapo de papel inovadoras

1 – Eu Me Chamo Antônio

Essa ideia se trata de um projeto literário da autoria de Pedro Gabriel, que desenvolveu suas ideias em bares e cafés utilizando mais de 2 mil guardanapos. Os rabiscos viraram livro, e em 2014, a obra alcançou a segunda colocação de vendas na lista de autores nacionais.

O projeto aborda uma narrativa que transita por todas as fases de um relacionamento amoroso com um estilo simples e acessível, mas nem sempre óbvio.

O autor conta que o papel foi fundamental em seu processo de aprendizado. Segundo fala dele: “Meus guardanapos são como uma espécie de fotografia de momentos que vivenciei ou que gostaria de ter vivenciado quando era menino. Eu mato essa saudade dando vida às minhas criações”.

A série fez tanto sucesso que ganhou single. A letra, composta também por Pedro, faz um resumo de seus escritos. Abaixo você encontra um trecho da música “Eu me chamo Antônio”:

(…) Eu nasci no bar
E na alma do meu criador
Preso neste guardanapo em branco
Me tornei livre pra entornar o que sou eu
Desenho palavras tão simples
De complicado já basta o que passou
Falo também de coragem, rancor
É tão inútil só falar de amor
Eu me chamo Antônio (…)

Consegue imaginar que todo esse projeto criativo teve início em simples guardanapos de papel? Incrível, não é mesmo?

2 – Lemon Squeezer

Antes de rolar a tela, dá uma olhadinha nesse objeto e imagine qual a utilidade dele:

Na mesa de um restaurante, esse objeto ganhou forma no guardanapo e hoje é uma referência em design do produto.

Não só criado para exercer sua funcionalidade, mas também para gerar conversas, ser decorativo e despertar a curiosidade, o Lemon Squeezer veio da cabeça do designer Philippe Starck e foi fabricado pela empresa Alessi com a função de, além de intrigar, ser um espremedor de limão.

Assim, o que era para ser apenas um produto para fazer suco, se tornou um objeto de estudo e debates.

Ideias com guardanapo de papel nem sempre ficarão somente “no papel”. Podem ser artísticas, criativas e úteis também! E a gente acha o máximo participar desses rabiscos que desencadeiam genialidades.

Em nosso site, você encontra diversas das nossas opções de telas para criação. Clicando aqui você acessa a nossa página!

Voltar