Abrir em nova aba.
Dicas

Secar as mãos com papel toalha ajuda na prevenção de doenças como o novo coronavírus

28.Abr

Higiene regular e eficaz das mãos. Esta é a principal orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção contra o novo coronavírus. É que, à medida que entramos em contato com várias pessoas, animais, alimentos e superfícies, as nossas mãos capturam milhares de germes, bactérias e vírus. 

Por isso, a higiene das mãos é a forma mais eficaz de prevenção tanto para o novo coronavírus quanto para outras 13 doenças, como diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais. O fato é que a higiene eficaz e regular vai além de lavar as mãos com água e sabão. Secar as mãos de maneira correta é tão importante quanto lavá-las, entenda o porquê.

Uma rápida pesquisa no Google comprova que mãos úmidas têm 1.000 vezes mais chances de pegar bactérias do que mãos secas. Um estudo publicado recentemente pela Risk Analysis, comprovou que a lavagem adequada das mãos nos aeroportos pode reduzir potencialmente o risco de propagação do novo coronavírus em uma faixa percentual que vai de 24 a 69%. 

Quando devo lavar as mãos?

Para prevenção contra a COVID-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomenda que a lavagem das mãos seja feita nas seguintes situações:

Em geral, você deve sempre lavar as mãos nos seguintes horários:

Existe forma correta de lavar as mãos?

Apenas 5% das pessoas lavam as mãos da forma correta, de acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Health. E existe passo a passo para este processo? Sim, conforme a OMS lavar as mãos da maneira certa envolve as seguintes etapas:

1. O processo deve levar entre 40 a 60 segundos.

2. Molhe as mãos com água.

3. Aplique sabão suficiente para cobrir toda a superfície das mãos.

4. Esfregue as palmas das mãos, garantindo que a espuma se acumule.

5. Coloque a palma da mão direita sobre as mãos esquerdas, entrelaçando os dedos, assegurando que cada dedo esteja limpo. Em seguida, coloque a esquerda sobre a direita.

6. Entrelace os dedos com a palma da mão.

7. Coloque as costas dos dedos voltados para a palma da mão oposta – garantindo que você esteja limpando as unhas também.

8. Esfregar em rotação dos dois polegares. 

9. Esfregar em rotação, para trás e para frente entre os dedos entrelaçados na palma da mão direita e depois na esquerda.

10. Enxágue bem as mãos com água.

11. Use uma toalha de uso único para secar as mãos e use essa toalha para fechar a torneira.

A secagem das mãos com papel toalha

As autoridades mundiais e departamentos governamentais de saúde pública são unânimes em dizer que secar as mãos após a lavagem é uma etapa essencial na prevenção contra várias doenças, entre elas o novo coronavírus. 

Quando estão molhadas, as mãos podem transferir germes mais facilmente do que as secas, por isso precisamos garantir que elas estejam devidamente secas após a lavagem. Além disso, o atrito da secagem reduz ainda mais a carga microbiana e a transferência de micro-organismos.

Por que o papel toalha é o mais indicado para secar as mãos?

Voltando às orientações da OMS sobre a forma correta da lavagem das mãos, temos a indicação do uso de toalhas de uso único, que nada mais são do que os papéis toalha descartáveis. 

A orientação do uso dos papéis descartáveis tem embasamento em vários estudo científicos. Um deles, realizado em banheiros de hospitais do Reino Unido, da França e da Itália comparou a secagem por papel toalha e jatos de ar, comprovando que os jatos espalham muito mais germes.  

Em entrevista ao Jornal Zero Hora, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria”, explicou que mesmo após a lavagem, algumas bactérias permanecem nas mãos: 

Se você as enxugar com papel, vai reduzir em 40% os microrganismos que sobraram. Ao usar o ar, pode aumentá-los em 250%. Mas por quê? Porque o aparelho absorve o ar que tem no banheiro, que é altamente contaminado, e o concentra nas mãos”, enfatizou o especialista, complementando que os jatos de ar também têm potencial de espalhar os germes para uma área muito grande, de até quatro metros de distância.

Você já tinha parado para pensar no quanto o papel toalha pode ser seu aliado?

Voltar