Abrir em nova aba.
Informativo

Jogar papel higiênico no vaso sanitário: pode ou não?

jogar papel higiênico no vaso sanitário
27.Jan

Provavelmente você aprendeu desde cedo que jogar papel higiênico no vaso sanitário é errado. Mas, alguma vez, você já se perguntou porquê? 

Só que entre norte-americanos e europeus, por exemplo, a recomendação de descarte vai justamente na direção oposta. Por lá, após o uso, o destino do papel higiênico é o vaso sanitário.

Questão ambiental

Se existe lado certo até para posicionar o papel higiênico, não deve ser surpresa descobrir que também há opções de descarte que vão além da lixeira.

Sabia que jogar o papel higiênico no vaso sanitário não é uma ideia tão ruim? É que papéis higiênicos mais macios, como os de folha dupla, chegam praticamente dissolvidos às redes de esgoto.

Por outro lado, os sacos de lixo onde eles geralmente são armazenados para serem encaminhados aos aterros sanitários demoram cerca de 40 anos para se decompor.

Quando se fala em pensar no que é melhor para o meio ambiente, no entanto, é preciso considerar ainda que, jogar o papel higiênico no vaso sanitário pode exigir mais uso de água.

Foi justamente a preocupação com a água que levou o Instituto Socioambiental (ISA), em parceria com a Aliança pela Água, que reúne quase 50 entidades preocupadas com o tema, a defender que não se descarte o papel higiênico na privada.

Intitulado “Água: Manual de Sobrevivência para a Crise“, o documento defende que quanto mais se aciona a descarga, mais água limpa é descartada.

Só para se ter uma ideia, uma caixa acoplada gasta cerca de seis litros de água cada vez que o botão é apertado. Dispositivos mais antigos chegam a gastar até 12 litros de água a cada acionamento.

Jogar papel higiênico no vaso sanitário e a rede de esgoto

Argumentos para optar pela lata de lixo ou pelo vaso sanitário não faltam. Mas, talvez, a principal razão que explique o costume dos brasileiros em não jogar o papel higiênico no vaso sanitário seja o risco de entupimento da rede de esgoto.

Aliás, segundo dados do IBGE, 34,1 milhões de domicílios ainda não contam com serviço de esgotamento sanitário no país, sendo 13,6 milhões no Nordeste.

Se não há tratamento de esgoto adequado (ou em muitos casos nem mesmo esgoto), o destino dos papéis higiênicos descartados na privada vai ser os rios, contribuindo para a poluição das águas. 

Além disso, se a sua casa ou apartamento contar com uma encanação ou estruturas hidráulicas muito antigas ou cheias de curvas, descartar o papel higiênico no vaso sanitário pode ser uma escolha que possivelmente trará dores de cabeça.

É que essa decisão favorece a formação de barreiras e, com o fluxo de água interrompido, a única resposta que o vaso sanitário pode dar é o entupimento.

Agora que já conhece argumentos que vão contra e a favor de descartar o papel higiênico no vaso sanitário, qual será a sua escolha?


Lembre-se, porém, que as orientações são válidas apenas para o descarte de papéis higiênicos e que os de excelente qualidade, como o Clara, se dissolvem com mais facilidade dentro do vaso sanitário.

Voltar