Abrir em nova aba.
Dicas

Já pensou em utilizar toalhas de papel na compostagem?

macas compostagem papel toalha
16.Jun

A compostagem é um processo biológico muito comum na natureza. Nela, os micro-organismos e bactérias transformam a matéria orgânica em húmus, deixando a terra fértil e nutritiva.

O lixo orgânico é utilizado como “matéria-prima” durante esse processo, normalmente em composteiras caseiras.

A princípio, podemos aproveitar quase tudo que é utilizado na cozinha para fazer a compostagem, inclusive as toalhas de papel.

Isso é possível porque depois de usadas, elas também vão para o lixo orgânico e, como contam com níveis elevados de carbono em sua composição, se tornam um ótimo “ingrediente” no processo.

Quer saber como incorporar as toalhas de papel à sua composteira? Descubra a seguir.

Como fazer a compostagem?

Tenha sempre em mente que a compostagem é um processo natural, e funciona da mesma forma que os ciclos do nosso ecossistema.

Existem várias maneiras de se realizar a compostagem, uma das mais comuns é a chamada vermicompostagem, que usa caixas de terra com minhocas.

Sob o mesmo ponto de vista, existe também uma outra forma de fazer esse processo, que é utilizando o lixo orgânico. Ele acontece em 3 fases:

1 – Fase Mesofílica: Na fase inicial, os micro-organismos e bactérias se proliferam na composteira, decompondo a matéria orgânica.

2 – Fase Termofílica: Nessa fase entram os fungos e bactérias resistentes às altas temperaturas, decompondo moléculas mais complexas e eliminando agentes patógenos.

3 – Fase da Maturação: Na última fase, o composto é estabilizado e a maturação transforma a matéria orgânica em húmus.

Depois de pronto, o Húmus pode ser usado para diversas finalidades, seja em hortas, jardins ou até mesmo como adubo, substituindo os fertilizantes químicos.

Por que investir na compostagem?

Por ser um processo 100% natural, a compostagem é a melhor alternativa na reutilização dos restos dos alimentos que consumimos diariamente.

Normalmente, essas sobras acabam indo parar no lixo e são descartadas, não tendo nenhum tipo de aproveitamento. Já com a compostagem, as sobras são reaproveitadas e substituem o uso de produtos químicos.

Além disso, o processo ajuda na diminuição dos poluentes e na degradação do meio ambiente.

O lixo orgânico deixa de emitir o gás metano quando é transformado em adubo. Por outro lado, o gás é emitido em larga escala quando esse lixo vai parar em aterros sanitários.

Esse gás é um dos principais causadores do efeito estufa, o principal intensificador do aquecimento global.

Por fim, um dos principais benefícios da compostagem é a substituição dos fertilizantes sintéticos pelo adubo orgânico, que ajuda a evitar danos na agricultura.

Incorporando as toalhas de papel no processo

As toalhas de papel são ideais na compostagem, assim como muitos outros itens da cozinha.

A sua composição faz com que ela se torne um ótimo integrante do processo, pois além de contar com altos índices de carbono, são biodegradáveis e se decompõem facilmente.

Nesse sentido, incluir as toalhas de papel no processo de compostagem é muito simples, basta cortar em pedaços menores e adicionar à composteira.

Devemos observar se não há restos de óleo ou gordura animal nas toalhas de papel, pois estas não são substâncias adequadas à serem agregadas ao processo.

São indicas para o uso em composteiras: toalhas de papel, restos de verduras, legumes, sachês de chás e cascas de frutas. O que se deve evitar são os restos de carnes, leite e o lixo seco comum.

Mais uma boa dica para você: use também o rolinho de papelão no processo. Da mesma forma que as toalhas de papel, é só cortar em pedaços menores e adicionar à composteira.

Então, agora que você já sabe como usar as toalhas de papel no seu processo de compostagem, que tal conferir a linha de toalhas de cozinha e guardanapos da Claramax?

Voltar