Abrir em nova aba.
Dicas

Como incentivar as crianças a cuidarem da higiene pessoal?

Como convencer as crianças a cuidarem da higiene pessoal
31.Ago

A construção dos hábitos de higiene pessoal nas crianças é um processo que exige paciência, diálogo e, é claro, uma boa dose de criatividade.

Quem tem criança pequena em casa sabe o quanto simples tarefas do dia a dia como escovar os dentes, lavar as mãos ou mesmo tomar banho podem se transformar em uma verdadeira batalha. 

É nos primeiros anos de vida que as crianças adquirem noções básicas sobre o mundo, suas normas e regras.

Para preservar a boa saúde e bem-estar, as crianças precisam aprender desde cedo que os hábitos de higiene pessoal devem ser seguidos dia após dia. Mas como ensinar isso de maneira natural e convincente? Acompanhe as dicas que reunimos!

Conhecimento do próprio corpo

Crianças são naturalmente curiosas. Para se convencer de que deve lavar e secar muito bem o espacinho entre os dedos do pé, você precisa primeiro explicar o porquê.

Ensinar os pequenos sobre as partes do corpo e suas funções é essencial e a hora do banho é perfeita para isso. Sua paciência, espontaneidade e informações devem estar sempre adequadas à idade e à fase da vida do pequeno. 

Você não vai explicar para um bebê, por exemplo, a função do dente molar, mas pode convidá-lo a acompanhar a sua própria escovação depois das refeições, explicando que todos fazem e que ele também precisa deixar que façam nele.

Enquanto realiza um hábito de higiene, fale em voz alta o que está fazendo e porque. “Vou escovar os dentes porque acabei de almoçar”, “Vou pentear o cabelo porque acabei de levantar”.

O básico da higiene pessoal primeiro

Ensinar os pequenos a lavar bem as mãos é um dos primeiros hábitos de higiene que devem ser introduzidos na rotina infantil.

Comece demonstrando a forma correta de cumprir essa tarefa e depois, enquanto monitora seu filho, aproveite para cantar as músicas preferidas dele. 

Aproveite ainda para explicar que muitas doenças podem ser prevenidas pelo simples fato de lavar bem as mãos, várias vezes ao dia. Você pode utilizar purpurina ou tinta solúvel para demonstrar à criança que lavar as mãos é a única forma de mantê-las verdadeiramente limpas.

Faça dos personagens preferidos seus aliados

Quais são os personagens preferidos do seu filho? Certamente já estão sendo comercializados shampoos, sabonetes e até cotonetes com eles como tema e você pode utilizá-los a seu favor. O mesmo vale para gostos e cheiros diferentes.

Utilizando o mundo da fantasia ao seu favor, você transforma os hábitos de higiene em diversão e sua inserção na rotina da criança fica muito mais fácil.

Dá até para ter um shampoo reserva de outro personagem e mostrar que, quando o atual acabar, será a vez de inaugurar outro item.

Lembre-se sempre que a criança deve ter produtos de higiene de uso exclusivo para evitar que bactérias do corpo de um adulto cheguem até ela. Isso vale para itens como sabão em barra, toalhas e escovas de dentes.

Brincadeiras sempre

Que tal mostrar ao pequeno que dá para fazer um novo penteado enquanto o cabelo está ensaboado? Ou chamar cada um dos dedos pelo nome e criar histórias para a hora de cortar ou lixar as unhas?

Experimente ainda deixar que a criança leve para o banho brinquedos de borracha ou de plástico para que a diversão não pare só porque chegou a hora de tomar banho.

Não importa se você é pai ou mãe de menino ou menina, brincadeiras como dar banho ou escovar os dentes de uma boneca ou ursinho são extremamente válidas para que as lições de higiene façam mais sentido, já que estarão inseridas dentro do universo infantil.

A dança da escovação

Profissionais de saúde bucal explicam que uma escovação completa e adequada de todos os dentes deve levar no mínimo dois minutos.

Para que essa não seja uma atividade entediante você pode alternar as músicas preferidas do seu filho ou mesmo se movimentar pelo espaço com ele no colo, dando vida a uma divertida coreografia.

Leia histórias sobre higiene

A leitura é uma atividade simples, mas de grande valor. Ela favorece a capacidade imaginativa da criança e fortalece vínculos. Por que não aproveitar os benefícios que já estão neste hábito para escolher livros e gibis que falem de higiene pessoal?

Assistir um desenho enquanto limpa os ouvidos

Para não causar nenhum machucado e alcançar todas as dobrinhas da orelha, você vai precisar que a criança esteja o mais quieta possível em horas como a de limpar os ouvidos. 

Como conseguir isso? Aproveitando momentos em que ela estiver concentrada em outra atividade, como quando estiver assistindo a um desenho. 

Só não esqueça de avisá-la que você fará a higienização naquele momento. A tática pode ser eficiente também para limpar o nariz e o umbigo.

Quando todos esses rituais estiverem inseridos na rotina da criança, permita que ela possa praticar sua higiene pessoal sozinha, sob a sua supervisão e cumprindo etapas adequadas a sua idade, como lavar os próprios brinquedos, por exemplo.

Agora que você já sabe como tornar as lições sobre higiene pessoal mais divertidas para o seu filho, aproveite para conferir a linha de produtos Claramax voltadas à higiene e pensadas da nossa família para a sua.

Voltar